A complexidade e a escuridão do procedimento licitatório burocrático: Red Flags são sinais de que podem evidenciar possíveis irregularidades e até casos de corrupção.

 Anotações para sempre relembrar alguns indicadores de riscos:

Uma empresa, muitos contratos. Quanto maior o contrato, mais controles devem exigir no processo. Divisão do objeto em muitos contratos para fugir ao dever de licitar ou reduzir a transparência.

Tempos curtos  para participar de grandes licitações ou para realização do fornecimento ou prestação do serviço. (Qual a razão da pressa?) – Pode haver interesse em beneficiar uma determinada empresa, vazamento de informações privilegiadas, dando vantagem para a proponente.

Licitantes únicos. Especificação pode estar limitando a competição indevidamente.

Primeiro ganha, depois solicita aditivos. Tentativa de recuperar o prejuízo na formulação equivocada ou dolosamente mal elaborada proposta mediante a solicitação de aditivos ao contrato.

Falta de transparência. Deve-se estar atento aos procedimentos opacos, com baixa transparência quanto a sua publicidade.  

Fonte: https://tenders.guru/blog/red-flags-what-they-are-and-how-to-use-them

Postagens mais visitadas deste blog

Qual a modalidade de licitação deve ser adotada nos casos de concessão de uso onerosa de bens públicos ou de outros bens imóveis da Administração que possam ser explorados economicamente na Lei n.14/133/2021?

Ata de Registro de Preços: Vigência, Prorrogação e Quantitativos

O Pregoeiro e Sua Equipe de Apoio: Atribuições, Responsabilidades e Gestão por Competência na Nova Lei de Licitações